Publicado por: Aline | 24/03/2009

Filtro de barro: porque deixamos de usar?

 

filtros de barroAinda não entendo como foi que entramos nessa onda de comprar garrafão de água. As distribuidoras pipocaram pela cidade, meninos com suas bikes invadiram as ruas levando enormes e pesados galões pra todo lado. E me pergunto: o que aconteceu com o bom e velho filtro de barro? Aquele que a gente tinha em casa, lembra? Funcionava perfeitamente! A água estava sempre fresquinha e ninguém pagava mais por isso. Hoje temos filtros elétricos, filtros cheios de peças e cabos que exigem manutenção cara, outros ainda funcionam como uma assinatura de jornal: você tem que pagar uma mensalidade!

A água que chega na torneira da sua casa tem tratamento. É água potável e fluoretada. Veja no site da Sabesp.

Aliás….você sabe de onde vem a água que você consome? Coloque seu CEP e descubra aqui no site da ONG Instituto Socioambiental.

de onde vem a água?

Da torneira pra cá, temos diversas opções em filtros e suas variantes, mas acho que é preciso dar uma paradinha para questionar todas essas escolhas e o impacto que isso causa no seu bolso e na natureza. 
produtos_garrafoes

Sempre fiquei encucada com a procedência da água de garrafão e por mais que a empresa , a distribuidora, o vendedor e o rótulo (muitas vezes rasgado e deteriorado) mencionem alguma certificação de qualidade, eu ainda fico na dúvida. Fora a questão sanitária, o garrafão é pesadíssimo, difícil de manusear e é incompleto: você ainda precisa comprar apetrechos para tirar a água de lá. Bebedouros de plástico, refrigerados, alças para carregar, suportes para apoiar e bombas de pressão: tudo pra resolver o problema. E quem é que troca o garrafão pra você? Não é complicação demais?

Descobri que o saudoso filtro de barro São João, um dos pioneiros, foi lançado no Estado de São Paulo em 1920. E a boa novidade é que os filtros não pararam no tempo. Já têm design moderno e cores variadas. Você pode conferir no site da Cerâmicas Stéfani.  Tá aí, uma maneira de simplificar a vida, economizar, impactar menos o ambiente e ainda dar um charme na decoração.

Mais informação: Consumo de água engarrafada é uma tragédia ambiental, por Henrique Cortez 

About these ads

Responses

  1. Olá! Concordo plenamente… nosso bom e velho filtro de barro é incomparável. A água está sempre fresquinha e o melhor: não custa NADA!
    Qual é a marca desse filtro preto que você postou? Onde será que posso encontrá-lo?

    Obrigada,

    Gabriella

    • Olá Gabriela,
      Obrigada por seu comentário.
      A marca do filtro é Cerâmicas Stefani.
      Logo abaixo do parágrafo que você leu, veja a continuação do texto no link “Leia Mais”.
      Você encontrará o link pro site deles.
      Abraços,
      Aline O. Silveira

  2. Olá, Gabriela! Há pouco mais de três meses saí do “torpor” do garrafão e voltei ao bom e garantido filtro de barro. Necessita apenas de limpeza (doméstica) e alimentação (alguns jarros de água da torneira). Onde foi que erramos ao adotar o uso desses garrafões de origem duvidosa? Concordo plenamente com você… abraço
    Cybele Arantes

  3. Eu sou apaixonada pelo bom e velho filtro de barro. Hoje estava comentando em casa sobre o assunto e me lembrei de quando era criança e depois de brincar e suar muito, eu corria pra casa da minha avó e bebia água do filtro de barro da casa dela. Que delícia! Água sempre fresquinha e com aquele gostinho de barro que, por incrível que pareça, eu adorava! Que saudades da minha infância!

  4. Desejo comprar um filtro pintado de branco da stéfani . Onde encomtro ofiltro stéfani?

  5. Não encontrei o filtro de barro pintado há apenas os modelos antigos quero os pintado porque é novidade ,não abandonei o velho filtro de barro adotei os filtro de trocar refil nas quero comprar o de barro pintado de branco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: